segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Lidio Carraro

Por Alexandre Escobar 
e
Regis Barbour



Localização: Estrada do Vinho, RS 444, Km 21, Linha 40 da Leopoldina - Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves - RS – Brasil
+55 54 2105 2555
Como chegar: do centro de Bento Gonçalves leva menos de 15 minutos de carro.

Fundada em 2001, a Lidio Carraro é uma vinícola familiar, que vem se destacando nos últimos anos pela qualidade de seus vinhos. Descendentes de imigrantes italianos, que em 1875 estabeleceram-se no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, desde então veem trabalharam no cultivo da uva.  Hoje desenvolvem a produção tanto no Vale dos Vinhedos como na região de Encruzilhada do Sul, onde a família detém 200 hectares.

Essas regiões apresentam diferenças geográficas, proporcionando algumas variedades na adaptação das castas. O Vale dos Vinhedos com solo como rocha principal o basalto, classificado como argilo-arenoso com clima temperado do tipo subtropical, mesotérmico. Já o solo da Encruzilhada do Sul, é de origem granítica, com baixos teores de matéria orgânica e boa drenagem, com clima subtropical e apresentando verões relativamente quentes e secos.

A principal característica da vinícola é a implantando de uma filosofia ¨purista¨, conduzido a produção do vinho com a mínima interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem. É importante ressaltar que os vinhos não fazem estágio em madeira.

Outro detalhe importante da vinícola é forma de guarda dos vinhos no processo de produção, que mantem containers climatizados, ao invés de adegas subterrâneas.

Na boutique, antiga residência da família, o atendimento é muito personalizado, sempre tendo alguém da família para receber as visitas.  No nosso caso quem nos recebeu foi dona Izabel, esposa do senhor Lídio.


Apesar de bem familiar, com condução de seus filhos e nora em suas principais e estratégicas atividades, a vinícola tem alcançado grandes proporções nacionais e internacionais no mercado explorado, em 2016, além de conduzirem uma de suas marcas junto com os jogos olímpicos, iniciaram uma grande expansão comercial de seus produtos no velho continente, podendo encontrar seus produtos em Roma na Itália como em várias prateleiras do DutyFree de aeroportos internacionais.

Vinho Recomendado: Agnus Tannat 2014.

- TOP TEN da ExpoVinis 2016.
- Vinhedo da região de Encruzilhada Do Sul, e videiras com cerca de 9 anos.
- Vindima 2014, com colheita manual realizada em 27 de março.
- Engarrafamento de 20.000 garrafas numeradas.
- Teor alcoólico de 13,5%
- Permaneceu quase 2 anos afinando em tanques até o engarrafamento.













sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Viña Emiliana

Por Regis Barbour.


Localização: Vinicola Emiliana localiza-se na Rota 68, km 60,7, lado norte, Vale de Casablanca. Sentido Santiago para- Viña Del Mar.

Como chegar: A Rota 68 é a que liga Santiago a Viña Del Mar, no sentido da descida. Ao passar o pedágio, a entrada da vinícola fica pouco 1.4 km a sua direita, com uma placa de sinalização uns 200 metros antes.
As operadoras de turismo também fazem essa visitação, muitas incluem nos passeios a Viña del Mar e Valparaiso.
No site da vinícola tem orientações de como chegar de transporte público, mas considero muito difícil o acesso.

A Vinícola Emiliana é a pioneira na produção de vinhos orgânicos no Chile e hoje é uma das maiores produtoras. Faz parte do aglomerado empresarial da Concha y Toro desde 1986.

Projeto Biodinâmico da empresa.

O cuidado da integração com a natureza e o menor impacto possível sobre ela, é o princípio da Biodinâmica. Na agricultura a biodinâmica favorece a relação dos reinos mineral, vegetal e  animal. A aplicação desta interação se inicia desde o plantio seguindo o calendário lunar, convivência de animais nas plantações, tais como galinhas, Lhamas, pavões, ovelhinhas, etc..., o uso apenas de adubo natural e nenhum uso de pesticida. Para controle de pragas são apenas utilizados protetores naturais, por isso a principal função dos animais nas plantações.

Essas praticas ecológicas vão muito além da relação solo/planta, passam também pela conservação de água, biodiversidade de toda a região e qualidade social dos trabalhadores. Com esse manejo orgânico nas plantações, obtém-se frutas de qualidade sem utilização de produtos químicos, conseguindo assim, vinhos mais limpos, possibilitando destacar mais suas características naturais e principalmente seu terroir de origem.

Hoje os vinhos orgânicos da Emiliana são muito conhecidos internacionalmente. Seu principal vinho é o O Coyam, que é um corte de diversas variedades, destacando principalmente o Syrah e Carménère em seu blend. Com passagem de 13 meses por barricas francesas e americanas, ganhando assim grande complexidade.

Outros famosos vinhos da vinícola são as linhas Adobe, Signos de Origen, Novas Gran Reserva e o Gê, todos logicamente produzidos com uvas orgânicas.