sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Viña Emiliana

Por Regis Barbour.


Localização: Vinicola Emiliana localiza-se na Rota 68, km 60,7, lado norte, Vale de Casablanca. Sentido Santiago para- Viña Del Mar.

Como chegar: A Rota 68 é a que liga Santiago a Viña Del Mar, no sentido da descida. Ao passar o pedágio, a entrada da vinícola fica pouco 1.4 km a sua direita, com uma placa de sinalização uns 200 metros antes.
As operadoras de turismo também fazem essa visitação, muitas incluem nos passeios a Viña del Mar e Valparaiso.
No site da vinícola tem orientações de como chegar de transporte público, mas considero muito difícil o acesso.

A Vinícola Emiliana é a pioneira na produção de vinhos orgânicos no Chile e hoje é uma das maiores produtoras. Faz parte do aglomerado empresarial da Concha y Toro desde 1986.

Projeto Biodinâmico da empresa.

O cuidado da integração com a natureza e o menor impacto possível sobre ela, é o princípio da Biodinâmica. Na agricultura a biodinâmica favorece a relação dos reinos mineral, vegetal e  animal. A aplicação desta interação se inicia desde o plantio seguindo o calendário lunar, convivência de animais nas plantações, tais como galinhas, Lhamas, pavões, ovelhinhas, etc..., o uso apenas de adubo natural e nenhum uso de pesticida. Para controle de pragas são apenas utilizados protetores naturais, por isso a principal função dos animais nas plantações.

Essas praticas ecológicas vão muito além da relação solo/planta, passam também pela conservação de água, biodiversidade de toda a região e qualidade social dos trabalhadores. Com esse manejo orgânico nas plantações, obtém-se frutas de qualidade sem utilização de produtos químicos, conseguindo assim, vinhos mais limpos, possibilitando destacar mais suas características naturais e principalmente seu terroir de origem.

Hoje os vinhos orgânicos da Emiliana são muito conhecidos internacionalmente. Seu principal vinho é o O Coyam, que é um corte de diversas variedades, destacando principalmente o Syrah e Carménère em seu blend. Com passagem de 13 meses por barricas francesas e americanas, ganhando assim grande complexidade.

Outros famosos vinhos da vinícola são as linhas Adobe, Signos de Origen, Novas Gran Reserva e o Gê, todos logicamente produzidos com uvas orgânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário