domingo, 18 de março de 2018

Vicentin Family Wines

Por Regis Barbour


A Vinícola Vicentin iniciou suas atividades em 2009, nas áridas terras andinas, mais especificamente nos já muito conhecidos, vinhedos de Mendoza, na Argentina.

Com muita visão e estudo, a vinícola trabalhou para obter melhores taninos e todo o potencial da uva Malbec. Para isso foi necessário a união com tradicionais famílias produtoras locais, que por gerações cultivaram seus vinhedos.  

O passo principal foi a seleção e localização das videiras, alcançando a singularidade através de diferentes latitudes e posição dos vinhedos. Esses variados ¨Microterroir¨ localizam-se em Luján de Cuyo, Agrelo, Vistalba, Chacras de Coria, Las Compuertas e Tupungato.

A vinícola trabalhou também uma grande variedade de diferentes vinhos, desde os tradicionais vinhos tintos até o diferente e exótico vinho branco da uva Malbec ¨Blanc de Malbec¨.

O portfólio de vinhos é muito extenso ( conforme fornecido pelo site da vinícola).
VINOS

CHILE


Degustei dois maravilhosos vinhos da Vinícola.


Maldito 2014.


Um maravilhoso Blend de 3 safras (12, 13 e 14) do não menos especial Colosso, da vinícola Vicentin. Este potente vinho com predominância de Malbec, estagia em média 24 meses em barrica de carvalho francês, embora cada ano tenha um estágio diferente do outro. Em sua composição apresenta também de 1 a 3% de Petit Verdot e Cabernet Franc.


Visual: coloração rubi intensa e reflexos violáceos.
Aroma: presença de frutas negras, cassis e toques de chocolate e fumo.
Em boca: bem encorpado, taninos intensos e equilibrado com seus 14,9% de teor alcoólico. Retrogosto longo e final bem agradável.
Harmonização: um vinho muito bem indicado para harmonizar com carnes vermelha ou mesmo em uma noite fresca acompanhar um bate papo descontraído com os amigos.



Blend de Malbec 2015.


Apresenta 100% de Malbec com passagem de 10 meses por barrica de carvalho francês e americano, de primeiro e segundo uso. Esse Blend é feito de 4 diferentes microterroir da vinícola. 

Visual: coloração Rubi intensa.
Aroma: inicialmente frutas pequenas como groselha e amora, evoluindo com chocolate e especiarias.
Em boca: apresenta bom equilíbrio acidez/alcool, taninos aveludados e com boa persistência.
Harmonização: como todo bom Malbec, acompanha cortes de carne vermelha, como chorizo e bife de ancho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário