quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vinícola Guaspari





 Localização: A vinícola Guaspari localiza-se na rua Pedro Ferrari 300, Espirito Santo do Pinhal -SP, quase na divisa com o Sul de Minas. 
Como chegar: O acesso é pela rodovia SP 340, Governador Ademar P Barros, levando de São Paulo cerca de 2:30min, ficando a uma distancia aproximada de 200km.
Tornou-se famosa pela produção de vinho tinto da uva Syrah, conquistando nos últimos anos, vários prêmios internacionais. Também produz vinho branco da uva Sauvignon Blanc e um vinho rose.
Em seus parreirais, utiliza-se uma técnica de dupla poda, fazendo com que a vindima ocorra no inverno, evitando assim o período de chuva, que tanto estraga a qualidade das uvas, na época da colheita.
A Vinícola ainda não tem visitação guiada e nem degustação aberta ao público, mas é permitida a entrada de visitantes, para aquisição de vinhos em sua pequena loja.

A liberação de acesso chega a ser exagerado. Na portaria é solicitado documento de todos os ocupantes do veículo, abertura do porta mala e porta traseira para vistoria. Após a passagem pelo portão, seguimos até as instalações onde um segurança nos esperava, para orientar onde parar o veículo e nos conduzir a loja.
A loja encontra-se em uma rustica casa caipira, com paredes de barro em seu interior.  Uma funcionária nos forneceu informações sobre os vinhos, tal como, seus prêmios e valores.

Dica: Os preços são os mesmos que encontramos em São Paulo.






O complexo é muito bonito, é composto de um prédio com dois andares. No andar superior, onde ocorre boa parte da vinificação,  fica ao nível dos parreirais. Já o andar inferior, onde se encontra as barricas e garrafas em descanso, fica ao nível de um belo lago, com um grande gramado se harmonizando com a mata ao fundo.

Tivemos a sorte de ser período de colheita, e as caixas contendo as uvas estavam chegando e sendo colocadas na esteira, iniciando assim o processo de vinificação. Com muito esforço pudemos ficar assistindo o trabalho dos funcionários e tivemos o prazer de poder pegar alguns cachos de Syrah para provar.


Essa visitação nos gerou uma péssima impressão da vinícola.  Além de tudo ser muito rígido, não fazem questão de receber bem os visitantes. Cheguei a reclamar com o enólogo  Cristian, que também  não fez a mínima questão de nos dar atenção. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário