segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Casa Geraldo e Vinhos Campino


Por Regis Barbour


Localização: Fazenda São Geraldo, s/n – Bairro Jaguari – Andradas – MG. Fone: (35) 3731-1600 Horário de Funcionamento: Diariamente das 09h00 às 18h00
Como chegar:  Andradas fica a 213km de São Paulo, com tempo de viagem de aproximado de 2:45hs. Utiliza-se a rodovia Dr. Gov. Ademar Pereira de Barros SP 346 e após a divisa segue pela MG 455.
Produtora de vinhos há mais de 30 anos na região de Andradas, a Casa Geraldo e Vinhos Campino se destacaram por muito tempo pelos seus vinhos de mesa. Mas nos últimos anos, a vinícola vem investindo em vinhos finos, hoje conforme informação de funcionários, representando de 8 a 9 % de sua produção.

A melhora na produção de vinhos da região deve-se principalmente, ao trabalho conjunto entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e produtores locais, no desenvolvimento de novas técnicas de manejo e climatização de algumas castas para a região. Entre estas castas, a que melhor se adaptou foi a Shiraz.
A técnica utilizada é a ¨Dupla Poda¨, na qual a primeira é feita em período próximo a agosto e uma segunda no início do ano. Isso faz com que ocorra uma inversão do período de colheita, permitindo que a produção das uvas ocorra no inverno, estação com pouca precipitação de chuvas, dias ensolarados e noites frescas.
As visitações guiadas à vinícola ocorrem principalmente aos finais de semana, a um custo de dez reais, com direito a uma taça que será utilizada em todo o passeio para as degustações.
Inicia-se a visitação com um rápido vídeo de apresentação sobre a vinícola. Na sequência o grupo seguiu diretamente para as videiras, onde se iniciaram as explicações as novas técnicas. A guia nos colheu alguns cachos, entre eles de Shiraz e Cabernet Sauvignon, os quais foram oferecidos para provar.          
De lá fomos ao galpão de produção, onde em meio aos maquinários, foi explanado sobre a produção dos vinhos. Esta etapa é finalizada com a prova de um moscatel tirado diretamente do tanque de inox.
Seguimos então para outro complexo, onde fica a linha de Vinho Campino. Passamos por uma passagem subterrânea e acessamos a sala de descanso das barricas, onde realizamos a degustação dos vinhos finos.
A visitação termina passando pela boutique, onde se pode comprar vinhos, sucos e acessórios.
Para quem for a vinícola próximo ao horário de almoço, tem um restaurante no complexo, mas não tivemos a oportunidade de conhecer e não posso fazer comentários.
Vinho recomendado: recomendamos o Shiraz safra 2014.

Um vinho bem jovem, com rápida passagem pela madeira, frutado e bom equilíbrio. 
Vale muito pelo custo benefício.



Nenhum comentário:

Postar um comentário